terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Assim como no Reino Unido e EUA, novo disco de Adele, "25", bate recordes no Brasil




Se enganou quem apostou que o álbum novo do fenômeno Adele bateria recordes apenas em terras estrangeiras. O disco que marca o desjejum da cantora, após quatro anos de hiato, chegou ao Brasil com força total. 
Intitulado como "25", o CD lançamento em questão chegou às lojas com tiragem inicial de 170.000 cópias. Um marco para a realidade atual da indústria fonográfica, que vive um momento de transição do seu consumo.



Estima-se que a tiragem atual seja esgotada até o término das festas de fim de ano, onde as vendas ficam mais aquecidas por conta dos presentes de Natal. 
Ao redor do mundo, Adele, já vendeu mais de 3 milhões de cópias em menos de uma semana, desbancando o antigo recordista, o grupo N'sync.



Confiram "When We Were Young", canção que integra o novo álbum de Adele.


terça-feira, 21 de julho de 2015

Tiê alfineta Anitta em rede social após ultrapassá-la e atingir o primeiro lugar do Itunes com o hit "A Noite".



Quem quiser que pense que não há mais espaço para as novas caras da MPB nas paradas de sucesso brasileiras. Depois de patinar por semanas no Top 10 do Itunes, Tiê finalmente alcançou o primeiro lugar, levando o título de música mais comprada do dia pelo site. 
O que ninguém esperava era que a cantora, depois da árdua batalha contra Anitta - que dominava desde a semana passada o topo do ranking com o novo single "Deixa ele Sofrer", alfinetaria a "rival" em sua página do Facebook.


(Acordo atrasada, correndo pra rádio @mpbfm e com esse número 1 aqui!!! Beijos, Anitta!!!)

O comentário logo causou burburinho na página e todo mundo achou graça do texto, uma vez que Tiê costuma ser bem reservada.

ENTENDA:
Tiê lançou há um ano o single "A Noite", versão brasileira de um grande sucesso da música italiana. Dez meses depois, a música entrou para a trilha sonora de "I Love Paraisópolis" e desde então tem sido um sucesso absoluto no país, porém, nunca havia alcançado o topo do iTunes. Essa semana, a funkeira Anitta divulgou o clipe "Deixa de Sofrer" que foi um completo fenômeno no Youtube, alcançando a marca de 1 milhão de views em menos de 24 horas e indo direto para o primeiro lugar dos rankings. Na manhã de hoje, "A Noite", de Tiê, deixou a funkeira engolindo fumaça ao empurrá-la para o segundo lugar.


Brincadeiras a parte, eu fico muito feliz de ver a boa música se sobressaindo nas paradas musicais. Assistam abaixo os clipes de "A Noite" e "Deixa de Sofrer", respectivamente.



quarta-feira, 20 de maio de 2015

A reza forte impressa na mais doce sutileza de Lorena Chaves



Nunca fui de escutar músicas religiosas, fossem evangélicas, católicas ou melodias de outras doutrinas, até que um dia, sem querer, me descobri fascinado por uma cantora do gênero subestimado.

Na verdade, de início, tudo não passou de um engano. Eu já tinha
ouvido falar da Lorena Chaves, ex participante do reality Ídolos e até
acompanhado algumas performances disponibilizadas no Youtube.
Passei por uma livraria, vi o disco dela na prateleira, achei a capa
bonita e voltei pra casa. Dias depois, a curiosidade atrasada veio me perturbar,
e lá fui eu baixar o CD da capa bonita. Paixão à primeira vista!


(LORENA CHAVES, Lorena Chaves. Livraria Cultura - R$24,90)


É daqueles que você dá o play e, quando menos espera, o disco acaba e te induz a apertar novamente o botão. A sonoridade é alegre, jovem, até passa por despercebidas algumas composições melancólicas.


(Ficar parado em frente ao portão não faz seus pés tocarem o jardim/ Os passos que o levam são os mesmos que retornarão/ E você fica aí, tentando imaginar como seria do outro lado/ Por não querer perder de vista o que não se perde por esperar. A deixa de evitar o inevitável é viver na plenitude/ Abra o portão azul da casa mais bonita/ Olhe para esse jardim, as cores das flores tem cheiro de paz aqui/ E todos são crianças, sem medo e sem lembranças da cidade/ Busque enquanto é tempo de buscar/ Enquanto o sol ainda nasce/ Enquanto há por onde andar/ Enquanto a música ainda toca/ Venha ver o jardim da casa do portão azul"


Depois de ouvir algumas vezes, fiquei tentando entender as metáforas da música, tentando imaginar quem seria a garota ou garoto por trás desse tão citado "portão azul". Até compreender que era do céu que Lorena estava falando. Chocado com a sutileza da mensagem, que não se fez compreendida até por um ouvinte atento como eu, fui buscar informações à respeito do disco no Google. Não deu outra. Realmente é um álbum que fala de Deus.

Vi algumas entrevistas onde a cantora afirma que
não gosta de se rotular, portanto, não define um gênero para
as suas músicas. As melodias são inspiradas em grandes influências
de Chaves, que cita Los Hermanos como uma delas.


"Faz frio na cidade/ A porta entreaberta/ Feche o que pode pra se aquecer e esquecer/ Apaga a luz, só quer ouvir a boa melodia/ E fazer calar tudo o que passou/ Toca o telefone, atende/ Não sabe o que dizer? Escreva, então/ E do outro lado está alguém que perderia horas pra te ouvir falar/ Mesmo se não houver palavras ditas, há quem escute o seu lamento sem precisar dizer/ Deixa a luz entrar pela janela/ E te mostrar que a esperança está à procura de um par."


No decorrer das faixas, é perceptível as autorreflexões de Lorena, que por muitas vezes parece querer se corrigir de pensamentos tolos e costumes vazios. Essas características são marcantes das canções "Memórias de Um Narciso" e "Admirado Lamentável Cidadão".



O disco, lançado em 2013 e trabalho em turnê pelo
Brasil inteiro até hoje, é uma aposta da Somlivre. Lorena
continua compondo e, recentemente, divulgou uma nova
música chamada "Dança" - que em breve terá espaço aqui no
VM".

sexta-feira, 8 de maio de 2015

|NOVIDADE| Acompanhamento de tiragens de discos no Brasil.

Olá, meus queridos. Sim, sumi, quase não apareci, mas aqui estou eu de volta. Cheio de saudades, cheio de vontade de escrever. O que me faltou foi tempo. Os caminhos da vida me fizeram focar em outros projetos mas deixarei o acanhamento de lado e vou dar o ar da graça por aqui sempre que possível.

Sou daqueles fanáticos que entra nas lojas de CDs e fica olhando as tiragens dos discos dos meus artistas favoritos a fim de descobrir quantas cópias cada um anda vendendo. Até busquei aqui na rede algum site que fizesse esse acompanhamento, mas a escassez foi geral. Alguns blogs relatam umas poucas tiragens, mas nenhum se aprofunda e parece haver pouca interação com a necessidade dos leitores.
Resolvi selecionar alguns artistas que curto e pesquisar as tiragens dos álbuns mais recentes. Quero deixar clara a possibilidade de você, leitor, me mandar uma mensagem solicitando a busca da tiragem de qualquer artista que você queira saber, desde que o mesmo tenha tido o CD comercializado aqui no Brasil. Terei muito prazer em atendê-los.

("Wallflower", por Diana Krall. Tiragem inicial AA10000)

Uma das gratas surpresas desse ano (em breve comentarei o disco por aqui) estreou no nosso país com tiragem de 10 mil cópias. Depois do mal sucedido "Glad Rag Doll", as vendas de "Wallflower" começaram mornas, porém o disco tem ganhado força à medida que mais pessoas escutam e aposto numa nova tiragem em breve.


CD "Olhos de Onda", por Adriana Calcanhotto       CD "Toca + Lulu", por Lulu Santos
                                   AA10000                                                             AA20000
                                   AB10000
                                   AC3000 

CD "Banda do Mar", por Banda do Mar          CD "Rebel Heart Super Deluxe", por Madonna 
                          AA10000                                                                      AA5000
                          AB5000


                                                  

               ("Fifty Shades of Grey", por Vários Artistas. Última tiragem AC10000)

Os ânimos dos fãs da obra "50 Tons de Cinza" ainda estão altos. O disco da trilha sonora que, na minha opinião, é melhor do que o próprio filme continua fazendo sucesso nas prateleiras dos magazines. Pessoalmente falando, eu esperava um boom maior nos números, mas a trilha é um sucesso inquestionável de vendas.
Tiragens de "Fifty Shades of Grey OST"
AA3000
AB5000
AC10000


CD "Ritmo Perfeito", por Anitta                                  DVD "Meu Lugar, por Anitta"      
               AA30000                                                                           AA30000
               AB15000                                                                           AB20000     
                                                                                                          AC5000

CD "Sobre Amor e o Tempo", por Luiza Possi           CD "SETEVIDAS", por Pitty
                         AA3000                                                                   AA7000
                         AB????                                                                   AB3000 
                         AC????                                                                   AC3000 
                         AD1000


CD "1989 Deluxe", por Taylor Swift      CD "Marina Elali Novelas", por Marina Elali
                        AA30000                                                                  AA10000
                        AB15000


DVD "Pela Fresta", por Pitty
 AA3000
AB2000



("Esmeraldas", por Tiê. Tiragem mais recente: AB2000)

Vem por aí uma maré cheia de coisas boas para a queridinha Tiê. O seu disco mais recente, intitulado "Esmeraldas", que tanto ganhou meu coração pela maturidade e visceralidade, acaba de ter seu single mais importante ("A Noite") confirmado na trilha sonora da próxima novela das 7, "I Love Paraisópolis", que estreia dia 11 de Maio na Rede Globo. Essa é a segunda trilha global que Tiê encara. As visualizações do clipe de "A Noite" já começaram a aumentar significativamente no Youtube. O disco, que já está esgotando a sua segunda tiragem, provavelmente terá aumento nas vendas nos próximos meses. Estou na torcida! 

Tiragens de "Esmeraldas"
AA6000
AB2000