domingo, 27 de março de 2011

(ESPECIAL) Brasilidade na garganta



Elas são a cara do nosso país, da nossa cultura, da nossa música. Embora estejamos numa década onde o Sertanejo Universitário e o Forró prevalecem nas rádios e na boca do povo, nossas cantoras da nova MPB são fiéis ao estilo que consagrou e importou a nossa música para o mundo inteiro.
Aqui elas merecem destaque e homenagem pela perseverança, movida pelo talento que é responsável por não deixar a nossa brasilidade morrer.

"O nosso jogo é perigoso, menina. Nós somos fogo, nós somos fogo. Nós somos fogo e gasolina"
(Roberta Sá)








"Tá?"
Mariana Aydar

"Pra bom entendedor, meia palavra basta". Com essa teoria, Mariana Aydar foi muito feliz ao compor a canção "Tá". As tiradas inteligentes fazem desse sambinha desaforado, uma das melhores faixas do seu disco "Peixes, Pássaros, Pessoas", lançado em 2009.
Na Europa, Mariana morou por dois anos abriu shows da turnê do brasileiríssimo Seu Jorge, que é o "padrinho" da sua carreira. Aqui no Brasil, a morena já teve suas músicas incluídas na trilha sonora de Malhação e, em 2007, foi indicada a Revelação no VMB, realizado pela MTV.
Confira o talento da cantora na música "Tá?":



"...não é em toda fauna uma animal tão bes*, mas já tem gente vendo que você não pres*. Não vou dizer seu nome por que me desgas*, pra bom entendedor meia palavra bas*"






"Janeiros"
Roberta Sá

Ela é a cara da nova MPB! Há quem especule que Roberta Sá é a artista de música popular brasileira mais bem sucedida da atualidade. A verdade é que essa potiguar resgatou todas as raízes escondidas pelo tempo, se tornando um verdadeiro tesouro da música nacional.
Roberta coleciona sucessos nas novelas da Rede Globo, tendo como curiosidade a canção "Mais Alguém", que fez parte das novelas "Negócio da China" e "Viver a Vida". Mas, estou aqui pra falar de "Janeiros", primeira aventura de Sá como compositora, numa parceria com Pedro Luís. Um "samba canção" maravilhoso, voltado a metáforas agradabilíssimas, que encantam os ouvidos de quem a escuta.



"...já passaram dias inteiros, janeiros, calendário que nunca chega o fim. Início, sim, e só recomeçar bordando areia, oh... Com luz de candeia pra nunca se acabar."







"O Bonde do Dom"
Marisa Monte

Se beleza física não é o forte de Marisa Monte, a compensação vem logo depois, quando a mesma abre a boca e solta composições feita a 4 paredes, que hipnotizam e encantam corações de todas as idades. Ao todo, são mais de 10 milhões de discos vendidos e dezenas de prêmios adquiridos, entre eles, 3 Grammys.
Diferente de muitas artistas consagradas, Marina continua compondo e fazendo shows ao redor do país. Dentre as mais recentes, "O bonde do Dom" é a que mais me chama a atenção. Doce, suave e com um repertório meio retrô, já é um dos grandes sucessos de Marisa e uma das melhores indicações deste especial.


"Novo dia, sigo pensando em você. Ficou tão leve que não levo padecer. Trabalho em samba e não posso reclamar. Vivo cantando só para te tocar. Todo dia, vivo pensando em casar. Juntar as rimas como um pobre popular, subir na vida com você em meu altar. Sigo tocando só para te encantar..."





"Vem Ver"
Tamy

Ironicamente, em 2009 foi dada uma oportunidade a essa Capixaba. "Vem Ver" integrou a trilha sonora da novela "Viver a Vida", sendo o tema da personagem de Giovana Antonelli. Porém, veio a ser mais uma canção do grupo: "adoro essa música, mas, quem canta?". Infelizmente, Tamy não conseguiu se consagrar, mas "Vem Ver" merece ser ouvida e admirada pelos bons ouvidos. Confira aqui, no Vivendo Música



"Vem ver o mar, ah, como é bom. Sentir essa brisa, esse cheiro de vida, esse gosto de amar..."







"Samba Enredo"
Luka

Luka ficou marcada pelo clássico "Tô nem aí". Bom ou ruim, a morena estourou no início da década de 2000, mas logo caiu no esquecimento. Porém, vieram muitas coisas boas depois disso. "Samba Enredo", é uma delas. A rouquidão encantadora de Luka, com castanholas acrescentadas ao arranjo, deixaram a canção deliciosa. Bem barzinho, bem fim de tarde, bem Brasil!



"O universo se acalma quando vê a gente juntos no nosso seleiro. Você é o samba enredo do meu carnaval, meu oásis no deserto, e a minha fantasia é ver o seu bloco passar..."

Um comentário: