"Será Bem Vindo Qualquer Sorriso", novo disco de Bruna Caram, deveria vir envolto a uma bela embalagem de presente, pois além de melhorar o humor do ouvinte com as suas faixas alegríssimas, as canções são quase todas doadas por amigos ilustres da cantora, como Mallu Magalhães e Djavan.
Caram, que já lançou "Essa Menina" (2007) e "Feriado Pessoal" (2009), declarou que a sua missão com esse novo trabalho é passar alegria a quem a escuta. Isso é fácil de notar logo de cara, com a faixa "Bem Vindo", que autoreflexiva e chacoalhadora. A batida remete ao jazz, fórmula já usada por Bruna em outros álbuns.
"Ter que voltar, ter que lamentar mas deixar levar, me entender um pouco mais. Me entregar a cada sonho, cada esquina, cada olhar, quem sabe um dia a gente possa olhar pra trás e se orgulhar da marca que hoje eu trago e eu espero achar um lugar nas minhas novas alegrias, minha paz, meu amar, minha história, minha vida, minha razão de estar e eu me sinto disposto a ser bem melhor do que eu já fui. Será bem vindo qualquer sorriso, qualquer expressão de amor."
Fazendo jus ao título do CD, Caram ainda joga pra cima qualquer energia negativa com as faixas "Não Perca o Final" e a especialíssima "Especialmente Criativa", que foi um presente dado pela fofa da Mallu Magalhães.
"Chegou a hora de dar um break na sua vida. Chegou o tempo de dar um tempo no que se passou. A culpa é sua se lá na rua tem muita gente sem saber viver, e eles todos, todo dia, só caindo em cima de você, que está marcando uma touca. E se, pelo menos, você vivesse de cuca aberta. Se pelo menos você tivesse um sorriso pra dar. A sua vida, não tenha dúvidas, ia ser pouca pra você viver, e eles todos lá na rua, só caindo em cima de você. Tome vergonha, não tem perigo que você não vença. Tome cuidado, não tem perigo que não faça muito mal. Escreva um livro, plante uma planta, faça crianças, escute um rock! Dispense todas as muletas que seu corpo sem ajuda de muletas continua legal. Espere pouco pelos segredos do labirinto, não perca o fio, não perca a linha, não perca o final. Num belo dia, num dia claro, você entende o que tem que fazer, e eles todos, lá na rua, só caindo em cima de você."
"Acordei especial criativa, porém cheia de horários e dívidas. Tem sido tão difícil garantir o ganha pão, ainda mais eu que vivo só de violão. Mas quando passa o pico da ladeira e, no alto, vejo a pedra iluminada, deixo as contas, os dilemas, parcelas, medos e problemas, de repente eu não preciso mais de nada. Nasci assim, eu sou capaz de estar no mundo pra amar demais."
Bruna Caram não deixou de lado a sua marca já firmada no mundo da música brasileira: o romantismo. "Será Bem Vindo Qualquer Sorriso" traz canções apaixonantes, como "Peito Aberto" e a apaixonante versão de "Flor do Medo", do mestre Djavan.
"Só de pensar que você já existia antes do dia que amanhecia pra eu te querer. Só de pensar que eu já me perdia, nem suspeitava, já lhe queria, já lhe esperava, dia após dia. Porque demorou tanto? Já não importa. Não seria assim se eu mudasse. Cada pedra, cada pranto, deu numa porta pra lhe encontrar. Se eu ia andando nas ruas, sem rumo, sem onde, sem par, percebo hoje eram suas as minhas a me guiar. Cada vez mais perto, cada noite longa, cada tiro incerto no mar. Cada movimento, cada dor no peito, vira o tiro certo, o golpe perfeito no meu peito aberto."
"Venha me beijar de uma vez, você pensa demais pra decidir. Venha-me de corpo e alma, libera e deixa o que for nos unir. Não vá fugir mais uma vez, vença a falta de ar que a flor do medo traz. Tente pensar: pode até ser mal e tal, mas pode ser que seja demais. Tudo vai mudar, posso pressentir, você vai lembrar e rir, alguma dor que não vai matar ninguém pode ser vista a nos rondar, não precisa se assustar, isso é clamor de amor. Venha me beijar de uma vez, feito nuvem no ar, sem aflição. Venha-me de corpo e alma, libera a paz do meu coração. Não vá se perder outra vez, nesse mesmo lugar por onde já passou. Tente pensar, pode até ser sonho e tal. É, mas pode até ser que seja demais."
E a menina dos meus olhos não poderia ficar de fora. "Esfera", faixa de número três, é uma verdadeira lição de vida. Nela, Caram imprime seus conselhos a todos os que a escutam, de uma forma doce e numa melodia sublime.
"Pare pra escutar, tente ouvir o amor e a solidão. Seja muito sim e um pouco não, não é pecado. Finja não ouvir e o seu lado negro pode ir, toda hora é hora de assumir a quem se ama. Tente permitir que cada novo ato de amor floresça e espalhe gratidão por nossa esfera. Tente se ouvir, sentir a própria pele arrepiar, chorar se for preciso aliviar. Pra que mentir as suas verdades, se estão escritas no coração? Pra se ouvir tem que haver coragem de aprender com o próprio não."
Nenhum comentário:
Postar um comentário